Segurança Viária

A segurança viária na vida de pessoas com ansiedade e TDAH

Você já parou para pensar em como a segurança viária influencia na vida de pessoas com transtornos de ansiedade ou transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)?

Tarefas corriqueiras e consideradas como simples para a grande parte da população, podem representar um grande desafio para algumas pessoas que possuem algum tipo de transtorno, como por exemplo, o ato de dirigir um veículo, no qual é exigido alto grau de atenção e responsabilidades para quem dirige, além de envolver terceiros que a mesma via.

Com o objetivo de promover a compreensão sobre alguns tipos de transtornos e a relevância da segurança viária, para todas as pessoas, selecionamos algumas definições e orientações, além de medidas que podem auxiliar a todos.

O que é a Ansiedade?

De acordo com o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV) “os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo, ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados”.(1)

Todos nós já ficamos ansiosos em algum momento da nossa vida, até porque é uma reação normal do nosso corpo, mas a ansiedade pode virar um transtorno e é nesse momento que ela passa a perturbar nosso cotidiano.

A ansiedade apresenta diversos sintomas, que variam em intensidade e frequência, sendo alguns deles como: angústia, inquietação, insônia, taquicardia, tonturas, entre outros.

Conforme publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)(2) em 2018, 7,5% da população brasileira sofre com esse problema, sendo o país com a porcentagem mais alta de ansiedade do continente americano.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (3) nos meses de maio a julho de 2020 e publicada em uma revista internacional, revela que aproximadamente 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa durante a pandemia do Covid-19.

O que é o TDAH?

De uma forma resumida, o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que engloba dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, 2013 (4), os sinais desse transtorno aparecem na infância e podem se prolongar por toda vida, se não forem devidamente reconhecidos e tratados.

As pessoas com TDAH geralmente apresentam dificuldade de concentração, inquietação, esquecimento, raiva, ansiedade e outros.

Esse transtorno pode ser dividido em três grupos: o predominantemente desatento, no qual a pessoa apresenta baixa sustentação da concentração, isto é, perda do foco com maior facilidade; o predominantemente hiperativo-impulsivo, no qual a pessoa apresenta sintomas de hiperatividade e impulsividade; e o grupo misto, onde a pessoa apresenta sintomas combinados dos dois grupos anteriores.

É importante ressaltar que existem diversos níveis, sendo que quanto mais alto o grau, mais dificuldades o indivíduo enfrenta no seu dia a dia.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)(5), cerca de 4% a 5% dos adultos têm TDAH. Enquanto muitas crianças com TDAH apresentam melhoras durante o seu desenvolvimento, em aproximadamente 60% das pessoas o transtorno prevalece na idade adulta.

Pessoas com Ansiedade e TDAH no trânsito.

Os sintomas de ansiedade e TDAH quando não tratados por especialistas da área da saúde, interferem diretamente na condução de um veículo, devido a presença de alguns comportamentos, tais como: distração, falha na tomada de decisão, falha na percepção espacial, controle da autorregulação e falha no automonitoramento.

Todos esses fatores contribuem para o risco de sinistro (acidente) graves ou atos inseguros.

Como a infraestrutura e segurança viária podem influenciar?

Um sinistro normalmente não envolve apenas o condutor, mas também outros usuários da via ou pessoas que estão próximas a ela. Com isso, destaca-se o quanto é importante ter vias e rodovias seguras, com o conceito de “rodovias que perdoam” e a “visão zero de mortes no trânsito”.

A reflexão sobre a temática acima revela que não estamos falando de pessoas inconsequentes, mas sim, de indivíduos que possuem transtornos cada vez mais frequentes em nossa sociedade como um todo.

De acordo com os princípios quanto aos direitos fundamentais de igualdade, inclusão e integridade, inclusive previstos na constituição brasileira, a Marangoni • Road Steel trabalha no desenvolvimento de tecnologias e produtos que promovam a segura na infraestrutura viária, mitigando a severidade dos sinistros e colaborando para um país com mais qualidade de vida, alinhado a uma visão que compreende que a segurança no trânsito está apoiada em um tripé que envolve: o condutor, o veículo e a infraestrutura viária.

Saiba mais sobre os produtos Marangoni • Road Steel em: www.marangoni.com.br

Fontes:
(1) www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf
(2) https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/49578/9789275120286_eng.pdf?sequence=10&isAllowed=y
(3) www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/as-sequelas-emocionais-da-pandemia
(4) www.drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/tdah-transtorno-do-deficit-de-atencao-com-hiperatividade/
(5) www.opas.org.br/o-que-e-tdah-tratamento-sintomas-tdah-em-adultos-e-na-escola/