Segurança Viária

Como escolher fornecedores de materiais para segurança viária?

A escolha de fornecedores de materiais para projetos de segurança viária pode ser um grande desafio, tanto para projetistas quanto para gestores de empresas que atuam no ramo de infraestrutura. Frequentemente, a tentativa de equilibrar preço, qualidade, cumprimentos de normas e garantia de segurança se mostra uma missão quase impossível.

Porém, apesar das dificuldades, essa é uma tarefa fundamental, e a busca por fornecedores que consigam trazer esse equilíbrio deve ser uma meta para a empresa. A boa notícia é que existem sim fornecedores brasileiros que estão comprometidos em garantir a segurança nas rodovias.

Mas, afinal, por que a escolha do fornecedor é importante e quais são as consequências de contratar um fornecedor despreparado? O que fazer para acertar na escolha? É exatamente isso que vamos abordar neste texto. Boa leitura!

Por que a escolha do fornecedor é importante?

A relação com os fornecedores pode determinar muitos aspectos de um negócio. Prazo, preço, qualidade e outros fatores têm relação direta com os fornecedores. Geralmente, uma empresa precisa gerenciar diversos parceiros e, quanto mais duradouras forem essas relações, melhores são os resultados alcançados.

Por isso, na hora de contratar fornecedores para materiais de segurança viária, é importante pensar em gerar parcerias de médio e longo prazo, em que ambas as partes estão interessadas em estabelecer uma boa relação para os dois lados: o tão sonhado ganha-ganha.

Quando clientes e fornecedores têm objetivos comuns, a tendência é que ambos consigam alcançar suas metas. Por outro lado, a escolha de um fornecedor despreparado pode trazer consequências completamente indesejadas.

Quais as consequências de contratar um parceiro despreparado?

Se você nunca teve problemas com fornecedores, pode se considerar um profissional de sorte. A maioria dos negócios eventualmente precisa lidar com consequências desagradáveis da contratação de parceiros que não conseguem atender às exigências. Veja alguns problemas comuns.

Materiais de baixa qualidade

Na tentativa de reduzir custos e maximizar ganhos, alguns fornecedores acabam pecando em qualidade. O fornecimento de materiais de baixa qualidade pode comprometer todo o projeto de segurança viária.

Atrasos nas entregas

Cumprir prazos é uma obrigação básica de qualquer fornecedor, mas é um aspecto que nem todos conseguem garantir. Como resultado, o projeto também sofre com possíveis atrasos, que podem ocasionar custos indiretos referentes a máquinas e mão de obra ociosas.

Descumprimento de normas

Sempre que falamos em segurança viária, precisamos lembrar que existe uma série de normas a serem cumpridas. Os elementos de segurança como as defensas metálicas precisam seguir um controle rigoroso e obedecer diversas diretrizes.

Apenas um fornecedor especializado e altamente capacitado é capaz de garantir o cumprimento das normas. Portanto, analise bem a experiência da empresa antes de fechar negócio com qualquer fornecedor para os seus projetos de segurança viária.

Mais custos

Por fim, todos esses problemas têm uma consequência óbvia: podem gerar mais custos para a sua empresa. Muitas vezes, o barato pode acabar saindo caro. Retrabalho, substituição de materiais inadequados e atrasos são quase sempre sinônimos de prejuízo.

Como acertar na escolha de fornecedores para projetos de segurança viária?

Dito tudo isso, é evidente que os fornecedores devem ser escolhidos com cuidado. Existem algumas recomendações que você pode seguir para acertar na escolha de fornecedores para materiais de segurança viária. Confira o que fazer!

Pesquise a experiência do fornecedor em obras anteriores

O primeiro passo é analisar a experiência do fornecedor. Verifique as obras anteriores a qual ele forneceu o material e fique atento a itens como cumprimento de prazos e qualidade do material enviado.

Preze por fornecedores com profissionais atualizados

A área de segurança viária está sempre sofrendo mudanças, tanto pelo desenvolvimento de novas tecnologias e produtos quanto pelas modificações nas normas e legislações. Nesse contexto, é importante verificar se o candidato a fornecedor tem a preocupação em manter a equipe em dia com todas essas atualizações.

Tenha a segurança como prioridade

Por fim, não custa lembrar sobre a importância desse item. Sempre que sua empresa precisar realizar um projeto de segurança viária, ela deve ser tratada, de fato, como uma prioridade. Certifique-se se contratar um fornecedor que apresente o que há de mais moderno para garantir a segurança dos usuários da via com o custo-benefício do qual o seu projeto precisa.

Lembre-se sempre de buscar bons parceiros, já que tanto o fornecedor quanto o cliente são corresponsáveis pela segurança dos usuários e devem trabalhar juntos para aumentar a segurança viária. Qualquer equívoco pode gerar consequências graves para ambos em caso de acidentes.

Está pensando em contratar um fornecedor para seu próximo projeto de segurança viária? Então, não perca esta chance: entre em contato conosco e veja como a Marangoni pode se tornar a parceira da qual a sua empresa precisa!