Segurança Viária

Projetos de segurança viária: como manter a equipe atualizada sobre as mudanças no setor?

Quem acompanha o nosso blog sabe como os projetos de segurança viária são importantes para o desenvolvimento do nosso país. Isso acontece, pois eles devem proporcionar segurança aos usuários que utilizam as rodovias e reduzir as possibilidades de acidentes em todas situações.

Dessa forma, os profissionais dessa área precisam acompanhar as novidades do mercado, adotando medidas eficientes e que garantam a segurança de todos. Tentar improvisar em suas soluções é uma medida equivocada, que deve ser evitada a todo custo.

Este post vai mostrar para você quais são as atualizações mais recentes e como elas mudaram o panorama desse setor. Além disso, damos dicas para manter a equipe atualizada e aumentar o desempenho de seus projetos. Confira!

Quais mudanças aconteceram para os projetos de segurança viária nos últimos anos?

O Brasil é um país com dimensões continentais. A movimentação de pessoas, veículos e cargas precisa ser de alta qualidade para atender à enorme demanda por mercadorias e serviços. Entretanto, essa ainda não é a realidade de algumas estradas. Muitas são precárias e precisam de manutenção.

Apesar disso, os projetos de segurança viária ganharam qualidade com o passar dos anos, melhorando a performance de suas soluções. Foi por influencia das normas de segurança viária que são atualizadas constantemente.

Lembre-se também de que a NBR ISO 39001 foi publicada no Brasil, em 2015 especifica os requisitos para uma gestão de segurança viária nas empresas que atuam na atividade de transporte principalmente, criando um sistema viário organizado e reduzindo o número de acidentes e lesões graves.

A norma de defensa metálica, NBR 9670 e 6971 não estabeleciam níveis de contenção, e para adequar-se a norma NBR 15.486  ambas estão em revisão e terão uma nova versão publicada em breve. Esses documentos determinavam como fabricar defensas metálicas, apontando dimensões e materiais a serem utilizados.

NBR 15486 — Segurança no tráfego — Dispositivos de contenção viária — Diretrizes de projeto e ensaios de impacto — foi revisada em 2016 e trouxe novos conceitos para os projetos de segurança viária. A determinação dos ensaios de impacto foi fundamental para garantir a segurança das defensas metálicas.

Qual é a importância de acompanhá-las?

Provavelmente, você é um profissional bastante atarefado, não é mesmo? A pressão por resultados positivos e a busca por novos clientes fazem com que você se dedique muito ao seu trabalho.

Em vários casos, alguns projetistas de infraestrutura rodoviária entram em um ritmo de trabalho e colocam em segundo plano acompanhar as mudanças do mercado. Como consequência disso, os projetos de segurança viária ficam defasados e não garantem a integridade de todos.

Para evitar essas situações, você deve realizar treinamentos e cursos para ficar antenado com o que há de mais novo e moderno.

A melhor maneira é acompanhar as mudanças normativas que são publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), participando ativamente da construção dessas normas sempre que possível.

Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV) também merece toda a sua atenção. Ela oferece cursos e eventos que debatem os assuntos mais importantes para a qualidade de suas soluções. Por isso, faça de tudo para acompanhar as suas publicações.

Referências internacionais também agregam muito valor aos seus projetos de segurança viária. A American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO) e a Road Safety Foundation (RSF) são organizações que publicam os conteúdos mais recentes e eficientes sobre o assunto.

Outra questão muito importante está relacionada à qualidade dos fornecedores de materiais de segurança viária. Nessas horas, é preciso contar com um parceiro de trabalho atualizado com essas questões e que esteja preparado para prestar um serviço de qualidade.

Com isso, ele garante o embasamento teórico e pode ajudá-lo em seus projetos. Portanto, faça uma pesquisa de mercado e encontre uma gestão que esteja alinhada aos seus objetivos.

Como manter a equipe atualizada?

Existem, de fato, várias questões que determinam a boa performance de um projeto de segurança viária, não é mesmo? Manter a equipe atualizada é um ponto crucial para a obtenção de resultados positivos.

Dessa forma, participe de fóruns de discussão e faça cursos de atualização sobre as mudanças normativas. A presença em feiras do ramo, como a Intertraffic, que acontece em Amsterdã, é uma ótima opção para conhecer as novidades do mercado.

Essas situações proporcionam a troca de conhecimento entre profissionais e são determinantes para o seu futuro, garantido um bom networking entre as melhores empresas do mundo.

A NBR 15486 mudou a forma projetar a segurança viária. Com novas diretrizes, ela exige muito mais atenção e cuidado em suas soluções. Por isso, adote esses novos critérios e ajude na redução do número de acidentes em nossas estradas.

E então, o que você achou do conteúdo? Quer descobrir tudo sobre os projetos de segurança viária e as suas soluções? Basta assinar a nossa newsletter e receber nossos artigos em seu e-mail!