Infraestrutura

Grades metálicas – Carga em degraus

Escrito por Marangoni

Para a aplicação de Grades Metálicas em projetos de escadas ou desníveis em que há degraus, a análise e o cálculo de dimensionamento sobre as cargas requerem um estudo criterioso, pois, enquanto nas grades a carga concentrada de 150 kg é situada em uma área de 200x200mm no centro da grade, com uma flecha máxima de 4,00 mm, nos degraus esta mesma carga é considerada em uma área de 100x100mm no centro e na parte frontal do degrau, com uma flecha máxima de L/300.

Esquema de dimensionamento de carga em degrau:

Outro ponto a ser observado é que dependendo do comprimento do degrau (ou largura da escada), o número de pessoas que transitam na escada pode aumentar. Para degraus com comprimento de 500 a 1200mm, consideramos uma única pessoa transitando neste exemplo:

No exemplo a seguir, temos um degrau com comprimento de 1210 a 1700mm, considerando duas pessoas transitando com uma distância de 600 mm uma da outra.

Para degraus com comprimento de 1710 a 2200mm, se consideradas três pessoas transitando com uma distância de 600 mm uma da outra, temos o seguinte exemplo:

As amostras aqui apresentadas são somente exemplos de projetos, mais comumente desenvolvidos, entretanto, a estrutura produtiva da Marangoni-Meiser permite a elaboração de degraus de acordo com a demanda do cliente.


A Marangoni-Meiser possui uma equipe técnica especializada a disposição dos nossos clientes para análise e colaboração no desenvolvimento de cálculos, para o melhor aproveitamento, eficiência e custo na elaboração de projetos.

Fale conosco!

Sobre o autor

Marangoni