Infraestrutura

A importância da fixação das grades de piso

Escrito por Marangoni

Um dos principais motivos de acidentes e incidentes em estruturas metálicas, em que há a aplicação de grades de piso é a falta ou incorreta fixação das grades e a ausência ou inadequada manutenção.

Por norma, as grades de piso precisam ter pelo menos 4 fixadores para cada peça e, em alguns casos, dependendo da dimensão da grade, são necessários 6 fixadores. Neste último temos algumas premissas em que uma única grade precisa vencer dois vão livres ao mesmo tempo, ou seja, existem três apoios e dois fixadores para cada apoio.

Os tipos de fixadores dependem da estrutura de apoio projetada, podendo ser aplicados os fixadores tipo 2, que chamamos de fixação geral, podendo este ser fixado na aba interna de uma cantoneira, viga “I”, ou mesmo a viga “U” virada com a aba para dentro.

Os fixadores tipo 1 seriam para uma fixação na viga “U” virada para fora, ou em estrutura tubular, conforme a ilustração abaixo.

No fixador tipo 2, em caso de vibração, podemos também utilizar o parafuso em aço inox e porca auto travante com nylon.

 

 

 

 

Outra forma de fixação pode ser realizada com o uso de presilha superior e parafuso autobrocante. Neste caso é necessário o pré-furo na aba da viga de apoio ou tubo, além do uso de parafuso autobrocante ou trilobular.

Já possui grades instaladas?

Está modificando ou ampliando seu projeto?

Busca soluções sobre a aplicação de grades de piso?

Fale com nosso departamento técnico!

A Marangoni • Meiser dispõe de um time de especialistas para auxiliar você em seu projeto.

Sobre o autor

Marangoni