Infraestrutura

O uso do Nosing nos degraus – um fator de segurança

Escrito por Marangoni

Os degraus de escadas em estruturas metálicas são mais exigentes em sobrecarga do que as grades de piso e possuem como premissa o cálculo conforme a Norma ABNT NBR 16696.

O motivo desta especificidade é que os degraus deverão resistir uma carga concentrada de 150 kg em uma área de 100 x 100 mm, no centro e na parte frontal, considerando uma flecha máxima de L/300 do vão.

O nosing é uma chapa xadrez dobrada em “L” que é soldada junto a parte frontal dos degraus, como mostra a ilustração abaixo.

Outro fator importante é que os degraus são formados por malhas retangulares e, quando da descida do pedestre, é possível se confundir na pisada do degrau seguinte, ocasionando acidentes.
O nosing auxilia na orientação do pedestre na pisada correta, evitando tropeços e escorregões.

Outro ponto positivo é que a NBR 16696 traz a padronização das furações de acordo com a largura dos degraus, sendo que existem 3 distanciamentos entre furos.

A chapa de fixação, que chamamos de “plate”, também foi padronizada, o qual possui somente dois modelos, de acordo com o padrão da grade, conforme mostra a imagem abaixo.

Precisa de mais informações sobre grades de piso?
Fale com nosso departamento técnico!
A Marangoni—Meiser dispõe de um time de especialistas para auxiliar você em seu projeto.

Sobre o autor

Marangoni