SPM-S4L

O problema dos motociclistas com as barreiras metálicas

As barreiras metálicas implicam dois tipos de risco para os motociclistas:

a) Por um lado, o impacto direto do motociclista contra a barreira pode causar graves lesões, frequentemente fatais. 

b) Por outro lado, o motociclista pode atravessar o espaço livre entre os postes consecutivos, estando à mercê do perigo de que a própria barreira metálica esteja protegendo (desnível, obstáculo...).

 

Descrição e montagem

A barreira metálica simples com sistema de proteção para motociclistas “SPM-S4L” é um sistema  de segurança especificamente desenvolvido para margens e canteiros centrais das rodovias, que incorpora proteção para usuários de veículos de duas rodas, em situações de impactos diretos com as barreiras, além dos perigos existentes no ambiente, como obstáculos e desníveis, os quais justificam a implantação do dispositivo. Fabricado integralmente em chapa de aço laminada a quente, classes S235JR e S275JR, de acordo com o padrão europeu UNE-EN 10025 e galvanização por imersão a quente, de acordo com a norma europeia UNE-EN ISO 1461, a barreira de contenção é composta por uma lâmina dupla onda, apoiado a cada 4 metros em postes verticais de secção C-120. O sistema SPM-S4L é composto por uma lâmina SPM metálica contínua de perfil plano-trapezoidal, localizada abaixo da lâmina dupla onda por meio de 2 braços metálicos colocados entre os postes. A instalação do dispositivo sobre uma barreira existente se torna simples e rápida, não sendo necessária a desmontagem de nenhum componente da barreira principal.

 

Componentes

 

Comportamento em impacto de veículos

O sistema SPM-S4L superou com sucesso os ensaios de impacto com manequim em escala real, de acordo com a norma europeia UNE 135900: “Avaliação comportamental dos sistemas para proteção de motociclistas nas barreiras de segurança” para o nível de proteção de 70 km/h (impacto de um manequeim de 86,5 kg, a 70 km/h e 30º em dois pontos de impacto: no poste e no centro do vão). O índice HIC, as diferentes forças e momentos no pescoço medidos durante os ensaios estão dentro dos limites correspondentes a classe ótima de severidade (Nível 1), segundo a UNE 135900. Além dos ensaios com manequins, que definem o quanto os dispositivo mitigam os impactos de motociclistas, a barreira completa com o sistema SPM-S4L também realizou ensaios em escala real através de impactos de veículos de quatro rodas, de acordo com a norma UNE-EN 1317-2, e superou com sucesso os crash testes TB32 e TB11, cumprindo todos os critérios para o nível de contenção H1, classe de severidade A e área de trabalho W5. Desta maneira, é garantido que a proteção para os motociclistas não reduz a eficácia da barreira metálica em veículos de quatro rodas.

 

 

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