Os degraus de escadas em estruturas metálicas são mais exigentes em sobrecarga do que as grades de piso e possuem como premissa o cálculo conforme a Norma ABNT NBR 16696. O motivo desta especificidade é que os degraus deverão resistir uma carga concentrada de 150 kg em uma área de 100 x 100 mm, no centro e na parte frontal, considerando uma flecha máxima de L/300 do vão. O nosing é uma chapa xadrez dobrada em “L” que é soldada junto a parte frontal dos degraus, como mostra a ilustração abaixo.
Outro fator importante é que os degraus são formados por malhas retangulares e, quando da descida do pedestre, é possível se confundir na pisada do degrau seguinte, ocasionando acidentes.
Outro ponto positivo é que a NBR 16696 traz a padronização das furações de acordo com a largura dos degraus, sendo que existem 3 distanciamentos entre furos. A chapa de fixação, que chamamos de “plate”, também foi padronizada, o qual possui somente dois modelos, de acordo com o padrão da grade, conforme mostra a imagem abaixo.
Precisa de mais informações sobre grades de piso? |