Marangoni completa 70 anos de inovações

70anosCom a premissa de oferecer produtos de qualidade, estar em uma mudança contínua, se atualizando de forma sustentável, a Indústria Elétrica Marangoni Maretti Ltda completou, no dia 17 de março, 70 anos, demonstrando a cada dia a capacidade de crescer e inovar no mercado brasileiro e mundial.

Uma empresa que iniciou suas atividades no ano de 1944, em um pequeno barracão na cidade de Mogi-Mirim, interior de São Paulo. Local em que o Sr. José Marangoni realizava reparos em equipamentos elétricos.

Com o impacto da segunda guerra mundial na produção internacional, José Marangoni investiu na produção de transformadores, chaves desligadoras de alta tensão e para-raios, para atender o mercado interno, que antes somente importava este tipo de equipamento.

O crescimento da empresa e a ampliação da produção de produtos, como radiadores e válvula borboleta, a Marangoni chamou a atenção de empresas internacionais, e teve 30% de suas ações adquiridas pela Brown Boveri S/A, atualmente a (sueco-suíça) ABB, uma das maiores empresas do mundo no setor elétrico.

Na década de 80 a empresa construiu a fábrica 2, a atual sede, também em Mogi-Mirim. Na década de 90, devido ao crescimento da empresa, a Marangoni readquiriu as ações da ABB, passando a ser novamente uma empresa 100% brasileira e, a convite da empresa Siemens, foi construída a primeira filial fora do Brasil, na cidade de Bogotá, na Colômbia, com foco em caldeiraria.

Em 2000 a empresa inovou, conquistou a implantação da ISO 9001 e construiu mais uma sede, agora na cidade de Zagreb na Croácia, sendo a primeira indústria Brasileira se instalar neste pais para atender o mercado Europeu.

Em 2005 a unidade de Bogotá foi vendida para Siemens, e mais investimentos foram destinados para a modernização, estruturação administrativa e novas áreas de atuação, com a unidade de galvanização, produtos para o setor rodoviário e tintas industriais e rodoviárias.

Com a crise europeia em 2010 foram encerradas as atividades da unidade da Croácia e novos investimentos foram realizados no Brasil, com a produção de tubos customizados e eletrodutos, fabricação de termoplásticos.

Mais recentemente, em 2013, a Marangoni inaugurou a planta de produção de grades metálicas, uma joint venture com a empresa alemã Meiser, líder mundial na produção de grades.

Os 70 anos de experiência, capacidade de se adequar ao novo, oferecendo inovações de qualidade e o compromisso com clientes, colaboradores e meio ambiente, fazem da Marangoni uma empresa reconhecida mundialmente.