A segurança nas rodovias é o pilar fundamental da proteção de motoristas, passageiros e usuários vulneráveis.Para que seja eficaz, é necessária a combinação de iniciativas, ações e produtos, entre os quais se destacam os dispositivos de segurança viária. Hoje, abordaremos dois componentes essenciais nesse contexto: os Terminais Absorvedores de Energia e os Atenuadores de Impacto.
Esses dispositivos são projetados para reduzir a gravidade dos danos e lesões em colisões veiculares. Para garantir que atendam aos padrões de segurança e estejam em conformidade com a norma EN 1317-7, eles são submetidos aos Crash Tests — testes físicos de impacto que avaliam seu desempenho, absorção de energia e integridade estrutural, com o objetivo assegurar a eficácia e confiabilidade de cada sistema.
Embora compartilhem algumas características de desempenho, os Terminais Absorvedores de Energia e os Atenuadores de Impacto possuem funções distintas. A norma EN 1317-7 define claramente essas distinções, que incluem:
Para Terminais:
• Um terminal é projetado para ser instalado no início e/ou no final de uma barreira, enquanto um amortecedor de impacto é destinado a evitar ou atenuar impactos de veículos com diferentes tipos de obstáculos;
• Um terminal deve ser unido a uma barreira, com um alinhamento suave, sem risco de enganchamento e embolsamento.
• Em geral, um terminal é projetado para fornecer ancoragem à barreira e para ter uma reação adequada à força de tração axial da barreira em caso de impacto.
Para Amortecedores de Impacto:
• Um amortecedor de impacto pode ser conectado ao obstáculo que ele protege (Autoportante – Absorve e dissipa a energia do impacto dentro de sua própria estrutura, sem transferir essa energia para a barreira ou obstáculo);
• Um amortecedor de impacto é sempre absorvedor de energia, enquanto um terminal pode ser NEAT (Não Absorvedor de Energia).
Entender a aplicação adequada dos dispositivos de segurança em diferentes trechos ou obstáculos é essencial para assegurar a eficácia dessas soluções. O cumprimento das diretrizes obrigatórias e normativas é fundamental para garantir a proteção dos usuários das vias e a confiabilidade dos sistemas implantados.
Em razão do nosso compromisso com a inovação, qualidade de nossos produtos e a segurança viária, todos os TAEs da Marangoni-Road Steel possuem certificação e atendem a norma EN 1317-7.
A Marangoni tem em seu portfólio os Atenuadores de Impacto Road Steel com lados Paralelos, Concorrentes e Assimétricos, pois conforme o Manual Vol. VI do CONTRAN, a largura do atenuador deve proteger a largura total do obstáculo fixo. Esta linha de produtos foi desenvolvida de acordo com a norma europeia EN 1317-3 e contendo certificado CE
Saiba mais, clique aqui e fale conosco!